segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Homens são mais propensos a cálculo renal


Pouca ingestão de água, sedentarismo e consumo de alimentos salgados agravam probabilidades do surgimento da doença

Maus hábitos alimentares, falta da prática de exercícios físicos, dieta rica em proteínas animais e pobre em fibras e líquidos, estresse, abuso do consumo de álcool e histórico familiar, todos são fatores de risco para o aparecimento do cálculo renal. “Os homens são os maiores grupos de risco da doença, a proporção é de três para um, em comparação com as mulheres”, afirma Augusto Modesto, urologista do Hospital São Rafael.

Popularmente conhecido como “pedra nos rins”, o cálculo renal atinge uma em cada 200 pessoas, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, que irão precisar de tratamento especializado. “Não há uma causa única para o aparecimento do cálculo renal, eles são motivados por uma soma de fatores”, esclarece.

Doença silenciosa

Na maioria dos casos, o paciente só percebe a existência do cálculo renal quando sofre uma crise, acompanhada sempre de uma forte muita dor, gerada pela tentativa de eliminar a pedra através das vias urinárias. “É uma das dores mais fortes que existe, muito forte e aguda, sentida geralmente na região lombar ou no abdômen”, explica Modesto.

Caso não seja rapidamente tratada, a obstrução do sistema renal pode gerar sangramentos, infecções, inchaço, comprometimento e até perda total da função renal.

Prevenção

Segundo o médico, o sódio pode ser apontado como o principal vilão estimulador do desenvolvimento da doença. “Na maioria dos casos, estimulados por fatores hereditários, os pacientes têm de ficar atentos ao consumo exagerado de alimentos salgados, além de não se esquecerem de beber de 6 a 8 copos de água, diariamente”, esclarece.

Além dos cuidados com a alimentação, o ideal é realizar, ao menos uma vez por ano, uma ultrassonografia para acompanhar o funcionamento renal e praticar atividades físicas regularmente.

Nenhum comentário: