quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

SAÚDE - Previna-se no Carnaval

COMO PREVENIR LESÕES NO CORPO DURANTE O CARNAVAL


O carnaval está chegando, trazendo muita diversão e alegria, mas junto com ele aparecem também os riscos de lesões ao folião.Além de todos os cuidados relacionados com alimentação balanceada, hidratação, uso de preservativo e bebidas alcoólicas é importante estar por dentro de algumas dicas para evitar lesões e traumas em músculos e articulações.


O mais indicado àqueles que gostam de curtir a festa, é que atividades físicas sejam realizadas no período que antecede o carnaval. As atividades aeróbicas como caminhar, nadar e pedalar são as mais indicadas porque melhora o condicionamento físico do indivíduo. O alongamento prepara a musculatura que vai ser solicitada e, desta forma, o condicionamento físico e os alongamentos ajudam a prevenir as lesões comuns causadas por sobrecarga física nos dias da folia.


Para as pessoas que não puderam se preparar previamente, fazer somente os alongamentos antes de sair atrás do trio elétrico e após o término é muito importante, pois ajuda a evitar as dores musculares e inflamações nas regiões de maior sobrecarga como os pés,tornozelos, joelhos e coluna.


O uso de um calçado confortável e fechado, como tênis, é o recomendado. Além de proteger os pés de pisadas, possui um sistema de amortecimento que diminui a sobrecarga nas articulações. Calçados, como sandálias altas, devem ser evitados, porque gera uma maior exposição à torção de tornozelo e joelho. A coluna lombar também fica sobrecarregada com o uso do salto, já que o corpo precisa se adaptar à nova postura. Dores nos pés acabam sendo também mais frequentes.


Com pequenos cuidados e algumas orientações, a folia fica garantida e não precisa ser interrompida antes da quarta-feira de cinzas.


Fisioterapeuta Daniella Heine





Nenhum comentário: