terça-feira, 12 de junho de 2012

Bioengenharia revoluciona tratamento de doenças reumatológicas

Medicamentos biológicos produzidos pela bioengenharia têm modificado a história natural de algumas doenças auto-imunes, melhorando a qualidade de vida de pacientes que não respondem aos tratamentos convencionais. O reumatologista Jozélio Freire de Carvalho atesta a eficácia do tratamento especial que, segundo ele, bloqueia elementos naturais ou biológicos como o fator de necrose tumoral (TNF), responsável pelo processo inflamatório de doenças como artrite reumatóide, espondilite anquilosante e artrite psoriásica.

“Os remédios biológicos atuam em nível molecular e em várias vias do metabolismo da célula. A eficácia é comprovada para doenças em que as medicações tradicionais falharam ou perderam sua eficácia ao longo do tempo”, explicou o especialista, ressaltando que o tratamento é de alto custo, mas, em muitos casos, acessível aos usuários da rede pública de saúde, através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além dos agentes TNF, estão disponíveis no mercado brasileiro medicamentos que atuam nas células produtoras de anticorpos e inibidores de células T, que têm um importante papel no sistema imune. Entretanto, há dezenas de outros no mercado internacional ou em fase de estudo. 
O médico reumatologista, Jozélio Freire de Carvalho, orienta que, antes de iniciar o uso dessas medicações, é necessário realizar uma série de exames, para evitar algumas complicações infecciosas. Para o tratamento, devem ser requisitados exames de Raio-X de tórax e teste de tuberculian, para afastar contato com tuberculose. As vacinas anti-pneumocócica, anti-influenza (gripe) e antitetânica são aplicadas também de forma preventiva.

Bioengenharia

Os medicamentos biológicos são produzidos a partir de células vivas que atuam como uma fábrica. É um processo complexo, em que estas células devem permanecer sob condições de temperatura específicas e com alimentação na hora e quantidade certa durante semanas ou meses. Este processo produtivo difere substancialmente do empregado na produção química convencional.

O especialista Atualmente, o médico Jozélio Freire de Carvalho é o profissional que publicou o maior número de artigos científicos da área de reumatologista, na América Latina, além de ser membro das sociedades Brasileira, Paulista de Reumatologia, onde integra, respectivamente, a diretoria científica e a Comissão de Vasculopatias. O reumatologista obteve recentemente um alto título na carreira universitária, o de Professor Livre Docente através de concurso público na Universidade de São Paulo (USP).

Jozélio Freire de Carvalho é graduado, pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, especialista em Medicina Interna, Intensiva e Reumatologia, no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP) e pós doutor pelo Center  for Autoimmune Diseases, do Sheba Medical Center, afiliado à Universidade de Tel Aviv, em Israel. Ele tem consultório no tradicional Centro Médico Aliança, onde atende casos de Artrose, Osteoporose, Gota, Fibromialgia, bursites e tendinites, além de doenças autoimunes, como Lúpus Eritematoso Sistêmico, Artrite Reumatóide, Dermatomiosite, Polimiosite, Esclerodermia, Vasculites, Artrite Psoriática, Enteroartropatia (artrite associada à doença de Crohn e retocolite ulcerativa), Síndrome Antifosfolípide, entre outras. 

Nenhum comentário: