terça-feira, 11 de agosto de 2015

Gripes e resfriados mal tratados podem causar otite

Médico baiano explica que a doença pode levar à surdez


Com a chegada do Inverno, a queda das temperaturas e a maior incidência das chuvas, tornam-se comuns os casos de gripes e resfriados em pessoas das mais diversas faixas etárias. Aparentemente inofensivas, se não tratadas mediante acompanhamento médico, essas doenças podem originar outras enfermidades mais graves, como a otite.

O vice-presidente da Sociedade Baiana de Otorrinolaringologia, Marcos Juncal, conta que a otite é caracterizada pela inflamação do ouvido e, em sua incidência mais comum, costuma agredir a membrana do tímpano, no conhecido ouvido médio. “Este tipo de infecção, conhecida como otite média, é corriqueiro entre crianças, mas existem situações em que indivíduos em outras idades apresentam essa enfermidade”.

“Depois de alguns dias de nariz obstruído, o ouvido também é afetado pelo vírus ou bactéria, e isso pode causar uma dor severa”, enfatiza Juncal. Ainda de acordo com o médico, isso acontece porque “as bactérias presentes na boca e garganta migram pela tuba auditiva, um canal que liga a faringe ao ouvido médio, onde se multiplicam nas secreções acumuladas, causando uma infecção”.

Sintomas e tratamento

A otite atinge todas as idades. Os principais sinais são dor, diminuição da audição, febre, irritabilidade, desconforto e secreção no ouvido, caso ocorra ruptura timpânica (perfuração da membrana que veda o fundo do canal do ouvido). Em alguns casos, crianças apresentam quadros de vômitos, diarreia e choro constante (nos bebês). Pode também haver presença de pus na região externa do ouvido.

Marcos Juncal informa que o tratamento é realizado através da administração de medicamentos antibióticos e analgésicos prescritos por um médico. Com o término do tratamento, o líquido da infecção que se acumula atrás do tímpano é absorvido e a audição volta ao normal.

A presença por um tempo prolongado do líquido no ouvido médio faz necessário um procedimento cirúrgico, no qual é feita uma pequena incisão (abertura) no tímpano, retirando o líquido acumulado. O diagnóstico feito com antecedência é muito importante. “Se não for tratada a tempo, a otite pode levar à perfuração do tímpano e perda da audição”, finaliza o especialista.

Nenhum comentário: