terça-feira, 8 de julho de 2014

Dia mundial da saúde ocular

Pelo menos 10% dos estudantes apresentam os chamados erros de refração – miopia, astigmatismo e hipermetropia.

Celebrado no dia 10 de julho, o Dia Mundial da Saúde Ocular foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para chamar atenção das medidas de prevenção da cegueira. Seu objetivo é contribuir para conscientizar as pessoas de que até 75% da cegueira resulta de causas previsíveis e/ou tratáveis. Muitas doenças oftalmológicas são assintomáticas em seus estágios iniciais. Ainda falta informação para grande parte da sociedade que, quando procura assistência médica, muitas vezes é tarde demais.

A OMS estima que, em todo mundo, cerca de oito milhões de crianças em idade escolar tenham algum tipo de deficiência visual, sendo que somente 25% delas apresentam sintomas. No Brasil, aproximadamente um quinto das crianças nessa faixa etária também já apresentam alguma alteração oftalmológica – os dados são do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).
Como a visão se desenvolve até os cinco anos de idade, época em que as crianças estão começando sua vida escolar, os pais devem estar atentos a possíveis problemas. Pelo menos 10% dos estudantes apresentam os chamados erros de refração – miopia, astigmatismo e hipermetropia. Cerca de 80% dos casos de perda de visão poderiam ser evitados se diagnosticados precocemente.

Segundo a médica oftalmologista, Ana Karina Ferraz, "a prevenção deve começar durante o pré-natal, pois infecções adquiridas pela mãe como rubéola, sífilis, toxoplasmose etc. podem ser transmitidas ao feto, lesionando os olhos". Outro ponto destacado pela médica é o teste do olhinho.  Realizado no recém-nascido, o exame diagnostica, entre outras doenças, a catarata e o glaucoma congênitos.

A criança deve também realizar rotineiramente uma consulta oftalmológica em idade pré-escolar. Os pais devem ainda estar atentos a mudanças na coloração dos olhos, lacrimejamento excessivo, secreção ocular, desvios na posição dos olhos e deficiências no aprendizado escolar, que podem ser os primeiros sinais de problemas sérios.
A presença de desvio de um dos olhos, ou seja, estrabismo, deve ser sempre motivo para uma consulta médica. "Na fase pré-escolar todas as crianças devem ser examinadas por um oftalmologista para afastar defeitos refracionais como miopia, hipermetropia e astigmatismo que, se não corrigidos adequadamente podem, além de baixo rendimento escolar, levar ao desenvolvimento visual inadequado", explica Dr.ª Ana Karina.

Algumas enfermidades ligadas à saúde ocular:

Miopia – Um dos chamados erros de refração. O diâmetro anteroposterior do olho é maior que o normal e a imagem forma-se antes da retina. A visão é boa para os objetos que estão próximos, mas torna-se insuficiente para ver nitidamente aqueles que estão a uma distância maior. A correção da miopia pode ser feita com uso de óculos, lentes de contato e também cirurgias, a depender de cada caso.

Hipermetropia – Quem tem hipermetropia tem a sensação visual contrária de quem tem miopia. O olho é geralmente menor que o normal e a imagem forma-se depois da retina. O paciente usa lentes convergentes, também conhecidas como positivas, através de óculos ou lentes de contato.
Astigmatismo – É um erro refracional provocado por uma irregularidade da córnea que causa distorção da imagem. A depender do tipo de astigmatismo, ele pode causar cansaço visual, fotofobia, além de impedir a visão nítida para longe e para perto.

Glaucoma - É a denominação geral de um grupo de doenças que causam a atrofia do nervo óptico. A principal causa é o aumento da pressão ocular. Também está relacionado à idade avançada, história familiar e etnia (no Brasil é mais comum em afrodescendentes). Causa perda visual progressiva e irreversível, caso não controlado. Daí a importância do diagnóstico precoce. O tratamento é feito com medicamentos (colírios para diminuir a pressão ocular) e através de laser ou cirurgias, a depender do caso.

Catarata - Consiste na opacidade parcial ou total do cristalino ou de sua cápsula. Traumatismo, idade avançada, diabetes e uso de medicamentos estão entre os fatores que podem desencadear a doença. Os sintomas são descritos como um embaçamento progressivo da visão. A catarata congênita é uma importante causa de cegueira infantil e pode ter caráter hereditário ou estar ligada a infecções adquiridas pela mãe durante a gestação. O exame pré-natal, neste segundo caso, é a maneira de se prevenir a doença nos filhos.

Estrabismo - É uma alteração ocular em que os olhos estão desalinhados. É mais comum entre as crianças, mas pode ocorrer também nos adultos. Quando o desvio ocorre nos primeiros cinco anos de vida e não é tratado adequadamente pode comprometer de maneira irreversível o desenvolvimento da visão no olho afetado. Devem ser estudadas as causas, que podem incluir doenças neurológicas, tumores cerebrais, traumas, problemas na tireoide, entre outras. A cirurgia é indicada em alguns casos.

Nenhum comentário: