terça-feira, 5 de novembro de 2013

VITAMINA D É CONSIDERADA O HORMÔNIO DA LONGEVIDADE

Diversos são os nutrientes necessários para que o corpo humano funcione corretamente, entre esses indispensáveis está à vitamina D. Esta vitamina é essencial para estimular a absorção de cálcio nos ossos, além de ajudar a fortalecer as articulações. Pesquisas recentes mostram que a maioria das células do organismo possui receptores para a vitamina D e demonstram que a sua ingestão está relacionada com a prevenção de males crônicos como doenças autoimunes, infarto, asma, hipertensão, diabetes, osteoporose, depressão e câncer.

De acordo com Dr. Eduardo Fahel, médico Patologista Clínico do Labchecap - Laboratórios de Análises Clínicas, a vitamina D é sintetizada pelo organismo quando ocorre exposição da pele à luz solar. Bastam 20 minutos semanais, sem o uso de protetor solar (braços ou pernas) pela manhã ou à tarde. Sob a ação dos raios UV uma molécula precursora (7-dihirocoleterol) existente na pele é transformada em Vitamina D inativa, que será ativada no fígado e rins. São fontes naturais de Vitamina D: leite e derivados, ovos, peixes e mariscos, óleos vegetais, carnes e vísceras.

Para quem desconfia que esteja carente deste nutriente, existe um exame de sangue denominado 25 OH Vitamina D (Calcidiol ou Vitamina D3), ele avalia o status nutricional de vitamina D e consegue demonstrar os quadros de suficiência deste nutriente. "Atendendo ao crescente número de solicitações médicas, o Labchecap, incorporou este exame à sua rotina diária", informa Dr. Fahel.

Raquitismo, osteoporose, osteomalácia, osteopenia, fraqueza muscular, fragilidade dentária, diminuição do cálcio e do fósforo no sangue, irritabilidade e inquietação são algumas doenças e sintomas da baixa concentração de vitamina D no organismo. Valores diminuídos estão associados com insuficiência dietética de vitamina D, doença hepática, má absorção, exposição ao sol inadequada e doenças renais. Valores aumentados são associados à intoxicação por vitamina D.

Nenhum comentário: