quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Quer eliminar a gordura abdominal?

Lipoabdominoplastia traz resultados estéticos melhores e menos riscos que a cirurgia tradicional

Segundo cirurgião baiano, procedimento tem eficácia comprovada no tratamento da gordura abdominal e dos indesejáveis pneuzinhos

Apesar de ser plenamente difundida e utilizada em todo o mundo, a lipoabdominoplastia ainda é pouco utilizada em Salvador. É considerada pela comunidade cientifica a técnica cirúrgica "padrão ouro" para o tratamento da flacidez cutânea abdominal (as indesejáveis "sobra de pele”) e das lipodistrofias (acúmulos de gordura localizada). “O procedimento também ajuda a restaurar a firmeza e o tônus dos músculos da área abdominal, reduzindo a flacidez e melhorando a silhueta”, explica o cirurgião Tiago Amoedo, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica(SBPC).

Indicada para mulheres que tiveram muitos filhos, pessoas que possuem muita gordura abdominal ou quem passou por um significante emagrecimento, a técnica, que consiste numa associação entre a lipoescultura e abdominoplastia tradicional, proporciona resultados mais satisfatórios, além de reduzir consideravelmente os riscos pós-operatórios. Através da técnica é feita a lipoaspiração das gorduras localizadas na região da barriga e dos indesejáveis “pneus” seguida da remoção da flacidez. Cada vez mais os homens também têm buscado esse tipo de procedimento já conhecido do público feminino.
“Apesar de ser pouco usada em Salvador, a lipoabdominoplastia já representa uma das técnicas mais aceitas no mundo, pois além de reduzir a possibilidade de complicações e deixar uma cicatriz menor, garante resultados estéticos melhores,” afirma o cirurgião plástico Tiago Amoedo. O tempo de recuperação também equivale à metade do que a abdominoplastia clássica requer.
O especialista, no entanto, adverte: a cirurgia somente não garante a barriga “tanquinho” e nem é um tratamento para a obesidade. “A pratica de exercícios físicos e a adoção de uma alimentação balanceada e saudável são fundamentais para manter a forma e o abdômen bem definido”, aconselha o médico.

A técnica não pode ser considerada como um tratamento para a obesidade, mas sendo uma cirurgia que retira determinada quantidade de pele e gordura, consequentemente, produz uma redução no peso corporal, que varia de acordo com o volume do abdome de cada paciente.

A lipoabdominoplastia não deve ser realizada em pacientes com o IMC (Índice de Massa Corpórea) acima de 30. “A realização do procedimento em pacientes acima desse patamar aumenta o risco de resultados estéticos não satisfatórios”, explica o cirurgião plástico Tiago Amoedo. Nesses casos, a recomendação médica é que a pessoa perca peso com um acompanhamento nutricional para que esteja preparada de forma saudável para ser submetida ao procedimento cirúrgico a fim de melhorar seu aspecto estético.

O procedimento dura em média 90 a 120 minutos, mas esse período pode ser prolongado a depender do caso. Requer, em geral, 24 horas de internação. A retirada dos pontos poderá ser iniciada em torno do oitavo dia após a cirurgia e, em geral, após três semanas não há mais pontos.

Nenhum comentário: