sábado, 12 de novembro de 2016

Dia Mundial do Diabetes

Cegueira é umas das principais complicações ocasionadas pelas altas taxas de açúcar no sangue

Retinopatia Diabética, arteriosclerose, nefropatia diabética, infarto do miocárdio, hipertensão e cegueira são complicações que podem ocorrer devido a elevadas taxas glicêmicas. Enfatizar o cuidado com a prevenção e com o tratamento do paciente diabético é o objetivo do Dia Mundial do Diabetes, celebrado no dia 14 de novembro.

O diabetes ou diabetes mellitus é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina ou da insuficiência desse hormônio em desempenhar adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. As taxas glicêmicas são alteradas porque o pâncreas não é capaz de produzir a insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira apropriada.

A insulina promove a redução da glicemia, ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar dentro das células, para ser utilizado como fonte de energia. Portanto, na ausência desse hormônio, haverá aumento de glicose no sangue e, consequentemente, o diabetes.

No Brasil existem aproximadamente 12 milhões de diabéticos e metade desses portadores correm o risco de desenvolver a retinopatia diabética que é um desdobramento do diabetes que afeta o globo ocular e pode provocar graves lesões e até mesmo a cegueira.

Portanto para prevenir essa doença devem ser adotadas algumas medidas como: praticar exercícios físicos regularmente, controlar o peso normal, aferir a pressão arterial, evitar o tabagismo, verificar a glicemia, controlar a dieta e pacientes com histórico familiar de diabetes devem redobrar esses cuidados.

O tratamento do diabetes deve ser rigoroso, realizando diariamente exame dos pés para evitar o aparecimento de lesões, equilibrando a alimentação, utilização dos medicamentos prescritos, praticando exercícios e mantendo um bom controle da glicemia, seguido corretamente as orientações médicas.


Algumas complicações do Diabetes

Retinopatia diabética
Lesões que aparecem na retina do olho, podendo causar pequenos sangramentos e, como consequência, a perda da acuidade visual.

Arteriosclerose

Endurecimento e espessamento da parede das artérias

Nefropatia diabética
Alterações nos vasos sanguíneos dos rins que fazem com que ocorra uma perda de proteína pela urina. O órgão pode reduzir a sua função lentamente, mas de forma progressiva até a sua paralisação total.

Neuropatia diabética

Os nervos ficam incapazes de emitir e receber as mensagens do cérebro, provocando sintomas, como formigamento, dormência ou queimação das pernas, pés e mãos, dores locais e desequilíbrio, enfraquecimento muscular, traumatismo dos pelos, pressão baixa, distúrbios digestivos, excesso de transpiração e impotência.

Infarto do miocárdio e AVC

Ocorrem quando os grandes vasos sanguíneos são afetados, levando à obstrução (arteriosclerose) de órgãos vitais como o coração e o cérebro. O bom controle da glicose, a atividade física e os medicamentos que possam combater a pressão alta, o aumento do colesterol e a suspensão do tabagismo são medidas imprescindíveis de segurança. A incidência desse problema é de duas a quatro vezes maiores em pessoas com diabetes.

Nenhum comentário: