quarta-feira, 30 de abril de 2014

Preocupações com a dieta

Um dos principais problemas de quem faz dieta, ou precisa se alimentar de forma balanceada por problemas de saúde, e trabalha o dia inteiro se deslocando pela cidade, é a falta de locais onde se possa comer lanches e refeições com poucas calorias. Ou a pessoa leva tudo que precisa de casa, o que dá um enorme trabalho, ou arrisca improvisar com o que encontrar na rua para comprar. Mas a empresa baiana Nutrileve chegou com a solução. Serviço de alimentação balanceada congelada delivery, com cardápios variados, elaborados pela nutricionista Domitila Amaral, com alimentos naturais, frescos, livres de conservantes de baixa calorias, a Nutrileve ofecere a entrega dos alimentos, sem cobrança de taxa, na residência ou no trabalho do cliente, em Salvador. A taxa de entrega é somente para a Região Metropolitana. E o cardápio Nutrileve não deixa nada de fora. Peixes, frango, carnes magras, verduras, legumes, grãos e frutas são preparados de maneira saudável e servidos com muito sabor. Uma alimentação light não precisa ser sem graça. Isso é puro mito. Em busca deste equilíbrio, foi desenvolvida uma alimentação balanceada que alia a praticidade dos congelados com o requinte dos temperos e ingredientes saudáveis.

1 – Qual a principal dificuldade hoje para uma pessoa se manter em dieta, no corre-corre do dia a dia ?

A alimentação é uma preocupação constante na rotina das pessoas. Seja para obter um estilo de vida saudável, seja para perder peso, melhorar a saúde ou, simplesmente, por prazer, comer é sempre bom. Mas, uma alimentação equilibrada contém algumas questões importantes: o que, quando, onde e quanto e como consumir os alimentos. Sabemos que comer de 3 em 3 horas é essencial para a manutenção do organismo, mas com a falta de tempo de preparar seu próprio alimento, ou quando tem, por falta de conhecimento em selecionar o que é mais saudável a Introdução de alimentos saudáveis, ricos em fibras, vitaminas e minerais, fica comprometida. E acabamos deixando de lado as refeições ou comendo comidas rápidas (fast foods).

2 – Nas ruas, é possível encontrar formas de se alimentar equilibradamente ?

Mesmo almoçando fora, é possível encontrar opções saudáveis para se alimentar bem. Em primeiro lugar, escolha o local que ofereça alimentação saudável e com variedade e com credibilidade no mercado. Assim, tem a segurança que o local oferece qualidade e saúde.

3 – Quais os perigos de se levar comida pronta de casa ?

O binômio tempo X temperatura, é importante armazenar de forma adequada o alimento até o consumo. Ou colocar em recipiente apropriado para a conservação do alimento.

4 – O que importante de se ter em mente quando se está fazendo dieta ?

Disciplina e dedicação, não é uma tarefa fácil mudar os hábitos alimentares, aos poucos a mudança se torna um rotina e tudo flui facilmente, o importante é dar o pontapé inicial a vontade de mudar.

5 – Qual a diferença entre dieta e reeducação alimentar ?

Reeducação alimentar é diferente do que fazer uma dieta para emagrecer, recorremos às dietas de emagrecimento imediatamente e radicalmente antes do verão ou porque vamos participar num evento onde queremos estar o nosso melhor ou porque alguém que encontramos na rua há duas semanas nos disse: "estás mais gordinho. Claro que enquanto houver disciplina e motivação, a cruzada para eliminar os quilos a mais continua, mas a sensação contínua de fome e da privação de alguns alimentos acaba por vencer e voltamos aos velhos hábitos. Algum tempo depois, ganhamos coragem e iniciamos de novo a dieta, que dura mais umas semanas e assim entramos num ciclo vicioso que não nos leva a lado nenhum.A reeducação alimentar é simplesmente mudar o nosso estilo de vida para sempre. Pode parecer assustador e até impossível, mas a verdade é que um investimento como este, a longo prazo, pode trazer-lhe benefícios a vários níveis. São pequenos passos que pode começar a adotar já hoje não precisa fazer todos ao mesmo tempo, mas comece devagar, introduzindo um novo hábito saudável com cada dia que passa e, mais depressa do que imagina, estará a sentir-se melhor.

6 – Como evitar a monotonia das dietas ?

Evitar as restrições de grupos de alimentos é importante buscar uma orientação profissional, antes de começar qualquer dieta. O profissional vai ajudar nas escolhas saudáveis de acordo com seu objetivo e estilo de vida. Evitando uma alimentação restritiva e monótona.

7 – O que é importante se ter em mente quando se quer perder peso ?

Comer nas horas certas, deixando o metabolismo sempre ativo, melhorar hábitos alimentares, introduzindo alimentos mais saudáveis na rotina, e deixar um lanche na bolsa, no trabalho, evitando o jejum prolongado.

8 – Com os padrões de beleza apresentando mulheres extremamente magras e homens fortíssimos, que armadilhas se deve evitar ?

Evitar as dietas da moda, as restrições alimentares, e buscar sempre uma orientação de um profissional qualificado. Fazendo uma reeducação alimentar adotando hábitos saudáveis.

9 – Numa dieta, é necessário usar suplementos?

Depende do estilo de vida da pessoa, se for uma atleta, ou uma pessoa que prática algum esporte e precisa de um aporte nutricional diferenciado, quando a pessoa não consome um grupo de macronutriente, em alguns casos a suplementação é necessária. Para uma pessoa que consegue se alimentar adequadamente e é praticante de atividade física, não tem necessidade de introduzir suplementos na sua rotina alimentar.

Nenhum comentário: