segunda-feira, 18 de maio de 2015

Smartfone pode detectar câncer no olho

A rede de TV ABC News divulgou nesta semana que uma mãe diagnosticou um tipo de câncer em seu próprio filho através da câmera de um smartphone. Segundo Julie Fitzgerald, mãe de Avery, uma mancha insistia em aparecer no olho esquerdo do garoto após fotos realizadas pelo aparelho. Com isso, Julie optou por levá-lo ao médico, que logo constatou o problema.
O garoto estava com retinoblastoma, um tipo de câncer que se desenvolve na retina, atinge exclusivamente crianças e não apresenta sintomas na fase inicial.
Porém, o tumor fica exposto em casos de fotografias digitais com a utilização do flash, uma vez que sua composição molecular, viscosidade e formato refletem a luz incidente no olho.
O caso foi descoberto após a mãe do garoto conhecer uma campanha da Childhood Eye Cancer Trust, especialista em tumores oculares. A campanha promove a utilização de aparelhos para fim de diagnósticos. Porém, nem toda mancha branca nos olhos deve ser interpretado como câncer. Por isso, é preciso sempre ter um acompanhamento médico. Portanto, caso você perceba alguma alteração nos olhos do seu filho, não se desespere. Procure um oftalmologista e faça os exames necessários.
Abaixo você confere o vídeo da campanha da CHECT, orientando o público sobre a forma correta de realizar o teste em suas crianças:

Nenhum comentário: