domingo, 22 de agosto de 2010

FRUTA É SAÚDE

MEDICINA  PREVENTIVA  ORTOMOLECULAR  NUTROLOGIA



Fruta  é o mais perfeito  alimento, gasta uma  quantidade mínima de energia  para ser digerida e  dá ao seu corpo  o máximo em retorno.  
O único alimento que faz seu cérebro trabalhar é glicose. 


A  fruta é, principalmente,  frutose (que pode ser  transformada com facilidade  em glicose); é, na  maioria das vezes, 90-95  % de água. Isso  significa que ela  está  limpando e alimentando  ao mesmo tempo.


O  único problema com  as frutas é que  a maioria das pessoas  não sabe como comê-las  de forma a permitir  que o corpo use  efetivamente seus nutrientes.


Deve-se  comer frutas sempre  com o estômago vazio.  Por quê? A razão  é que as frutas  não são, em princípio,  digeridas no estômago:  são digeridas no intestino  delgado. 


As  frutas passam rapidamente  pelo estomago, dali  indo para o intestino,  onde liberam seus açúcares.  Mas se houver carne,  batatas ou amidos no  estômago, as frutas  ficam presas lá e  começam a fermentar.  


Você  já comeu alguma fruta  de sobremesa, após  uma lauta refeição,  e passou o resto  da noite arrotando aquele  desconfortável sabor restante?  É porque você não  a comeu da maneira  adequada. Deve-se comer frutas  sempre com o estômago  vazio.


A  melhor espécie de fruta  é a fresca ou  o suco feito na  hora. 
Você não deve beber suco de lata ou do recipiente de vidro. Por que não? A maioria das vezes o suco foi aquecido no processo de vedação e sua estrutura tornou-se ácida.



Quer  fazer a mais valiosa  compra que possa? Compre  uma centrífuga.


Você  pode ingerir o suco  extraído na centrífuga  como se fosse a  fruta, com o estômago  vazio. E o suco  é digerido tão depressa  que você pode comer  uma refeição quinze  ou vinte minutos mais  tarde.


O  Dr. William Castillo,  chefe da famosa clínica  cardiológica Framington,  de Massachusetts, declarou  que fruta é o  melhor alimento que  podemos comer para nos  proteger contra doenças  do coração. 


Disse  que as frutas contêm  bioflavinóides, que evitam  que o sangue se espesse  e obstrua as artérias.  Também fortalecem os  vasos capilares, e vasos  capilares fracos quase  sempre provocam sangramentos  internos e ataques cardíacos.


Agora,  uma coisa final que  gostaria que mantivesse  em sua mente sobre  frutas. 
Como se deve começar o dia?
O que se deve comer no café da manhã?


Você  acha que é uma  boa idéia pular da  cama e encher seu  sistema com um grande  monte de alimentos (principalmente  café e o pão  branco com manteiga),  que levará o dia  inteiro para digerir?  
Claro que não!


O  que você quer é  alguma coisa que seja  fácil de digerir, frutas  que o corpo pode  usar de imediato, e  que ajuda a limpar  o corpo. 


Quando  levantar-se, e durante  o dia, o quanto  for confortavelmente possível,  coma só frutas frescas  e sucos feitos na  hora.


Mantenha  esse esquema até pelo  menos o meio-dia, diariamente.
Quanto mais tempo ficar só com frutas em seu corpo, maior oportunidade de ele limpar-se.


Se  você começar a se  afastar  dos outros  “lixos” com que  costuma encher seu corpo  no começo do dia,  sentirá uma nova torrente  de vitalidade e energia,  tão intensa que você  mal acreditará. 
Tente durante os próximos dez dias e veja por si mesmo.



Os  chineses e os japoneses  bebem chá quente (de  preferência chá verde)  durante as refeições.  Nunca água gelada ou  bebidas geladas. 
Deveríamos adotar este hábito!

**  Líquidos gelados durante  e após as refeições  solidificam os componentes  oleosos dos alimentos,  retardando a digestão.


Reagem  com os ácidos digestivos  e serão absorvidos  pelo intestino mais  depressa do que os  alimentos sólidos, demarcando  o intestino e endurecendo  as gorduras, que permanecerão  por mais tempo no  intestino. 


Daí  o valor de um chá  morno ou até água  morna depois de uma  refeição. Facilita a  digestão e amolece  as gorduras para serem  expelidas mais rapidamente,  o que também ajuda  no emagrecimento.

(Artigo recebido por e-mail)

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.