quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Câncer ataca crianças do Brasil

Câncer atinge mais de 11 mil crianças e adolescentes por ano no Brasil
Doença infantojuvenil tem probabilidade de cura de 70% se diagnosticada precocemente                                                                                                               
                                                                                                                      
Crescimento dos olhos, febre prolongada, sangramento pelo corpo e o aparecimento de caroço na barriga, podem ser indícios de câncer infantojuvenil. Segundo o Ministério da Saúde, a doença atinge mais de 11 mil crianças e adolescentes por ano, sendo a segunda causa proporcional de morte na idade de 1 a 19 anos. Apesar dos números preocupantes, 70% dos casos, se diagnosticados precocemente têm chance de cura.

No dia 23 de novembro, Dia de Combate ao Câncer InfantoJuvenil, a Unidade São Rafael ONCO, faz um alerta para que pais e responsáveis fiquem atentos a qualquer alteração no estado de saúde das crianças e adolescentes.  Na Bahia, a estimativa é de que 400 novos casos surjam todos os anos. Somente na Unidade São Rafael Onco são atendidas 200 crianças por mês, muitas delas diagnosticadas com leucemia, câncer que atinge o sangue, e é mais comum no público pediátrico. Segundo a médica Dolores Dorea, responsável pela Oncologia Pediátrica do HSR, a taxa de cura e a qualidade de vida são diretamente proporcionais à precocidade do tratamento.

“Como a maioria dos casos é de origem embrionária, a reprodução celular em crianças e adolescentes é mais rápida do que em adultos”, explica Dolores Dorea. Por isso, a especialista recomenda que os filhos sejam levados ao pediatra, com maior regularidade, principalmente até os seis anos. Depois disso, a criança ou adolescente deve ir ao médico quando apresentar sinais ou sintomas que não desapareçam em poucos dias.

Ação de Conscientização
Neste domingo (23), a Unidade São Rafael ONCO promove ação de conscientização no Farol da Barra, para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce. Colaboradores, pacientes e familiares vão participar da ação, que será realizada das 8h30 às 11h, distribuindo materiais educativos com alertas dos principais sinais da doença.

Atenção aos Sintomas

·  Perda de Peso;
·  Palidez inexplicada;
·  Febre prolongada de causa não identificada;
·  Dores nos ossos e nas juntas, com ou sem inchaço;
·  Manchas roxas, sangramento pelo corpo sem machucado;
·  Caroço em qualquer parte do corpo, especialmente na barriga;
·  Crescimento do olho, podendo estar acompanhado de mancha roxa no local;
·  Vômitos acompanhados de dor de cabeça, diminuição da visão ou perda de equilíbrio.
  

Nenhum comentário: