quinta-feira, 29 de maio de 2014

Coma antes e depois da atividade física

Comer antes e depois da atividade física ajuda a queimar gordura, diz nutricionista

Carboidratos e proteínas são alguns dos alimentos listados pela especialista como ideias para o pré e pós-treino


Não é novidade que o brasileiro, em especial o baiano, tem se preocupado mais com a alimentação e com o corpo. Reflexo disto é o elevado número de academias espalhadas pela capital soteropolitana. Mas reduzir os alimentos e aumentar os exercícios físicos não bastam para alcançar o peso ideal: “é preciso saber o que comer e quando comer”, explica Cláudia Facioli, nutricionista da rede Ponto Natural, com loja na Pituba.

Segundo a especialista, uma dieta adequada pode reduzir o percentual de gordura e aumentar a massa magra, que é o que a maioria dos alunos inscritos nas academias busca. “Para começar, é preciso se alimentar antes de realizar qualquer atividade física. Um lanchinho 30 minutos antes do treino evita a fadiga muscular, a perda de massa magra e a hipoglicemia”, destaca a especialista.

Sobre a alimentação pré-treino, Cláudia afirma que os carboidratos são ideais, por serem fonte de energia mais rápida. “Se a atividade tiver curta duração, um suco e uma torrada cairão bem. Já se a malhação for pesada, pães ou bananas são ideais. Na loja, costumo indicar, nessa fase de pré-treino, a linha de cereais compostos, que, entre outras coisas, tem colágeno e vitaminas, que estimulam a tonificação do músculo”, destaca a nutricionista.



Repondo energia

Concluído o exercício, Cláudia explica que o organismo passa a absorver melhor os nutrientes, pois entra em estado de recuperação muscular, que dura até duas horas depois da atividade. “Nessa fase, é importante a pessoa se alimentar o quanto antes. Terminou de malhar, come. O ideal é ingerir proteína, pois ela ajuda a reconstruir as fibras musculares e a recuperar o organismo”, destaca.

Para quem pratica atividades de média e alta intensidade, como musculação, corrida ou spinning, a nutricionista afirma que os suplementos são uma boa opção de alimento pós-treino: “Aqui, na loja, o Whey Protein tem uma excelente saída, porque ajuda na hipertrofia muscular. Mas os suplementos podem ser ingeridos, também, antes dos treinos, a depender da sua composição. O importante é que a pessoa saiba usar cada nutriente em benefício próprio e saiba respeitar os limites do seu corpo”, finaliza.

Nenhum comentário: