sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Novembro é o mês de combate ao câncer de próstata

Novembro é marcado pelo combate ao câncer de próstata e doenças relacionadas ao homem

No Brasil, em 2012, o câncer de próstata apareceu como o mais incidente, entre os homens, representando 30,8% dos casos verificados da doença. Conhecido como novembro azul, o mês é dedicado à conscientização e prevenção das doenças relacionadas ao homem. Segundo a oncologista Dra. Patrícia Borrione, “a campanha visa alertar o homem a procurar um médico e discutir os riscos e benefícios em relação ao diagnóstico do câncer de próstata”, explica a médica.

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, fortalecendo a luta do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado em 17 de novembro. Foram mais de 60 mil novos casos, segundo dados do INCA – Instituto Nacional de Câncer, Ministério da Saúde. Dra. Patrícia Borrione relata que, antes disso, em 2008, os dados do Ministério da Saúde sinalizaram que, das mortes por câncer, entre homens, 15,3% dos casos foram decorrentes do pulmão; 14,1% foram de próstata e 9,7%, de estômago. O câncer de mama representou 16% das mortes pela doença entre as mulheres; seguido do câncer de pulmão, com 10% e intestino com 8,6%.

A médica informa que entre as mulheres, o câncer de mama possui maior incidência, totalizando 27,9% dos casos, com 52.680 novas ocorrências anuais. “Na Bahia, o câncer de próstata representa 48,36% dos casos de câncer e o câncer de mama responde por 52,74% das ocorrências da doença nas mulheres”, conta a oncologista. Borrione alerta que as mulheres, a partir dos 40 anos, façam uma avaliação médica anual de mama e a mamografia conforme a idade. “A partir dos 50 anos deve ser realizada a mamografia a cada dois anos. Mas as mulheres que tiverem interesse podem iniciar a avaliação aos 40 anos”, diz.

Dra. Patrícia Borrione comenta que 50% dos casos de câncer são preveníveis. Vários fatores de risco, segundo ela, podem ser modificados, o que pode reduzir até 35% das mortes. “Dieta rica em frutas e fibras, prática regular de exercícios físicos, não fumar e não ingerir bebidas alcóolicas são recomendações da Organização Mundial de Saúde para a prevenção de câncer, especialmente para o câncer de intestino e câncer de mama”, conta.

Para isso, é necessária mudança de hábitos como: não fumar, reduzir o consumo de álcool, ter uma dieta saudável, manter o peso e evitar o sedentarismo. A médica comenta que “realizar uma alimentação saudável pode reduzir em 40% as chances de desenvolver câncer ”, explica Borrione.

Nenhum comentário: