quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Sintomas da sinusite

Dor de cabeça e nariz entupido podem ser sintomas da sinusite

Doença crônica afeta mais de 15% da população brasileira

Durante o inverno e as baixas temperaturas, nas mudanças bruscas no tempo e com a maior incidência de chuva, tornam-se comuns o surgimento diversas doenças, principalmente, respiratórias. E se as patologias não forem tratadas corretamente, os sintomas podem se agravar.

Uma dessas doenças corriqueiras no inverno é a sinusite. Trata-se da inflamação ou infecção dos seios da face. As cavidades que ficam no interior dos ossos, ao redor do nariz, da maçã do rosto e dos olhos são pressionadas por secreções inflamatórias, o que provoca muita dor e desconforto. Essa doença geralmente vem acompanhada de rinite, por isso, os especialistas chamam de rinossinusite.

O processo infeccioso pode ser desencadeado por diversos fatores, como alergias, fungos, vírus e bactérias. A maior parte dos casos de sinusite bacteriana surge depois de uma gripe, muito comum neste período do ano. Vale lembrar que pacientes com desvio de septo, pólipos nasais ou qualquer alteração que impeça a ventilação dos seios da face são fortes candidatos à sinusite.

Prevenção

Para o médico otorrinolaringologista Marcos Juncal, as medidas de prevenção devem ser seguidas à risca. “Quem sofre de sinusite deve tomar cuidados como beber bastante líquido para manter-se hidratado, facilitando a eliminação do muco. Evitar cigarro e ambientes muito poluídos também protege a mucosa contra inflamações”, afirma o especialista.

Sintomas comuns e diagnóstico

Quem sofre com a sinusite costuma sentir dores de cabeça, obstrução nasal, febre, coriza e espirros. “Mas existem casos em que o paciente apresenta sintomas como febre e prostração”, comenta Marcos Juncal. O diagnóstico é obtido mediante exames como a vídeo endoscopia nasossinusal.

Tratamento

O tratamento se dá através de antialérgicos, corticoides, lavagens nasais, inalações e cirurgias. Nos últimos anos, com o avanço da medicina, seja com inovações tecnológicas ou em técnicas operatórias, as cirurgias oferecem excelentes resultados quando indicados corretamente e realizados por médicos experientes neste setor.

“A sinusite e a obstrução nasal têm cura. O importante é destacar que o tratamento correto e a adesão do paciente são de fundamental importância para que a doença seja vencida”, finaliza o médico.

Nenhum comentário: