terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Verão exige cuidados especiais com a saúde na terceira idade

Especialista dá dicas para idosos se manterem bem hidratados e evitarem a hipertermia neste período


Em Salvador existem cerca de 250 mil idosos, que correspondem a quase 10% da população soteropolitana, segundo o IBGE. Em relação à saúde, esse público requer cuidados especiais com a chegada do verão. Nesta fase da vida eleva-se o risco de desidratação e urgências por conta de complicações de doenças respiratórias, constipação intestinal, infecção urinária, quedas e desorientação mental súbita. A geriatra do Plano Boa Saúde, Daniela Menezes, fala sobre a importância da ingestão adequada de líquido e dá dicas de como manter o corpo hidratado:

"A água é o nutriente mais importante para a vida, em todas as faixas etárias. A hidratação estimula a atividade dos rins, elimina as toxinas do organismo e evita doenças. Já na terceira idade, há uma tendência maior para a desidratação, já que, com o passar dos anos, se torna mais difícil manter o equilíbrio hidroeletrolítico e temos uma redução da capacidade de sentir sede, uma vez que o estímulo cerebral que provoca essa sensação fica menos ativo", explica a especialista.

A médica ressalta ainda a importância de beber água regularmente e informa que um bom parâmetro para avaliar a hidratação é observar a cor da urina, que deve estar sempre amarela clara.  "Se a urina estiver amarela escura é sinal que o corpo precisa de água. O ideal é a ingestão de aproximadamente dois litros, diariamente".

Outros cuidados:

A exposição ao sol é importante para a reposição de vitamina D, mas Daniela Menezes alerta que este procedimento deve ser feito com cautela. "Além do risco de câncer de pele, os idosos são mais propensos a desenvolver hipertermia – quando a temperatura corporal fica acima de 40,5°C. Por isso, deve-se tomar sol todos os dias, de 20 a 30 minutos no início da manhã, lembrando-se de beber água após a exposição. No caso de hipertermia, é necessária a hidratação venosa e a colocação de compressas frias nas axilas e virilhas", esclarece Daniela Menezes.

No verão, recomenda-se usar roupas leves e de cor clara, utilizar filtro solar, chapéu ou boné ao sair no sol, proteger os olhos com óculos escuros, além de evitar esforço físico nos horários mais quentes do dia. É indispensável visitar regularmente um especialista para controlar a saúde e manter a qualidade de vida.

Nenhum comentário: