domingo, 25 de agosto de 2013

Rinoplastia ajuda a resolver problemas respiratórios

Especialista fala sobre os benefícios que vão além do procedimento estético

Casos de respiração por apenas uma narina são muito recorrentes e provocam um desconforto. Isso pode indicar desvio de septo nasal, uma alteração na estrutura que separa as duas narinas e acaba obstruindo a passagem de ar. De acordo com o otorrinolaringologista Marcos Juncal, praticamente todas as pessoas têm algum grau de desvio de septo, mas não necessariamente a ponto de precisar da correção.

“O que muda é comprometimento da respiração. Em alguns casos pode ser imperceptível, enquanto nos outros, pode prejudicar a qualidade de vida do paciente. Caso os medicamentos não façam mais efeito e a obstrução do ar seja muito grande, é indicada a rinoplastia”, afirma o médico.

Procedimento

Rinoplastia é uma cirurgia realizada na estrutura nasal para melhorar a estética ou para corrigir disfunções no paciente. O procedimento trata as deformidades do nariz, prevenindo também alguns tipos de doenças respiratórias. “Problemas respiratórios poderão estar ligados ao desvio do septo que deverá ser corrigido no mesmo tempo cirúrgico. Não basta que o nariz fique bonito, mas que cumpra bem a função de respire bem”, alerta o especialista.

A rinoplastia é precedida de anestesia local e sedação, onde o paciente tem alta no mesmo dia, com tempo de recuperação entre cinco dias e uma semana após a realização do procedimento. A cicatrização varia com o tipo de nariz, com casos em que as marcas da operação fiquem dentro da cavidade nasal. Em outros pacientes, as cicatrizes são externas e pouco aparentes.

A rinoplastia apresenta pós-operatório bastante confortável. Quando ocorrer uma eventual dor, esta é facilmente combatida com analgésicos prescritos.

Problemas respiratórios

Caso esteja desviado, obstruindo a respiração, ou desviando o dorso ou a ponta do nariz, o septo nasal também é tratado durante uma rinoplastia. Pode-se retirar um segmento ou realizar incisões relaxantes. “A prática nos mostra que, em alguns casos, depois de realizada a rinoplastia os sintomas crônicos que vinham incomodando o paciente há anos, poderão ser minimizados ou mesmo desaparecer”, finaliza o otorrinolaringologista.

Nenhum comentário: