segunda-feira, 11 de março de 2013

Saúde e envelhecimento precoce

Nutricionista alerta para a má alimentação do brasileiro


Para oferecer dicas de como a alimentação pode evitar o envelhecimento precoce, além de melhorar a saúde e equilibrar o organismo, Salvador recebeu na última sexta-feira, 08.03, no Edifício Empresarial Mundo Plaza, a palestra da nutricionista Mônica Menezes. Entre outros assuntos, a profissional falou sobre saúde, organismo equilibrado, beleza feminina e mostrou como o hábito alimentação do brasileiro piora com o passar dos anos.


Segundo a especialista em nutrição, entre 2003 e 2009, enquanto biscoitos, salgados, refeições prontas, embutidos e carnes tiveram um salto de consumo de 20% a 34%; no mesmo período, arroz, feijão, batata, frutas, legumes e verduras caíram de 8,3% a 27%. Os dados são da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) e foram divulgadas pelo IBGE.


Mônica Menezes defende que o corpo é um reflexo do que comemos, a especialista em nutrição alertou que saúde e beleza precisam ser construídas de dentro para fora. O corpo humano possui cerca de 100 trilhões de células. Dessas, 50 milhões são renovadas todos os dias. Para se manter saudável, cada célula necessita de 36 a 48 nutrientes diferentes. “Precisamos buscar o equilíbrio do organismo. Para ter práticas alimentares saudáveis é necessário descobrir quais alimentos são benéficos e minimizar o uso dos maléficos à saúde. Essa ação é, acima de tudo, uma atitude de amor próprio e autorrespeito. O corpo é instrumento da nossa consciência”, explica Mônica.


Envelhecimento precoce


Um dos assuntos abordados que mais gerou curiosidade entre os participantes que lotaram o evento, foi a orientação sobre como evitar o envelhecimento precoce. Segundo Mônica Menezes, o açaí merece atenção especial, pois é um poderoso alimento que age na proteção do colágeno e da elastina.


Alimentos que contêm Ômega 3, como sementes de linhaça, semente de chia e nozes, conhecidos na prevenção de doenças cardíacas, favorecem a hidratação da pele e retardam o envelhecimento. A aveia, rica em Silício e outros minerais, também atua no colágeno e regeneração das células produtoras de colágeno. A ingestão de couve-folha e beterraba crua ou pouco cozida é salutar para a formação do colágeno. Além disso, a couve-folha ainda colabora com a lubrificação da derme e das articulações.


O evento faz parte de um ciclo de quatro palestras gratuitas oferecidas neste primeiro semestre, na capital baiana, pela nutricionista idealizadora do Projeto Alquimia da Nutrição, Mônica Menezes. As próximas apresentações abordarão os temas “Ambiente Tóxico e Dieta Destoxificante”, em 4 de abril; “Saúde Intestinal e a Repercussão na Saúde Global”, em 9 de maio; e “Nutrição e Saúde Ocular”, em 9 de julho, Dia Mundial da Saúde Ocular. O ciclo de palestras tem o apoio do Instituto de Olhos Freitas, da Clínica ADS – Cardiovascular e Grupo CAM.


Currículo: Mônica Menezes


Mônica Menezes é nutricionista (CRN5 – 2616), com especialização em Nutrição Clínica Fundamentos Metabólicos e Nutricionais. Possui curso de extensão em Suplementação na Prática Clínica, Saúde da Mulher, Nutrição Funcional e Estratégias Terapêuticas Avançadas no Processo de Detoxificação, Nutrição Funcional e Obesidade, Endocrinologia Aplicada a Nutrição Funcional: Hormônios Tireoidianos e Sexuais, Fitoterapia Funcional Avançada e Personal Nutrition.

Nenhum comentário: