terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Use o protetor solar

Dermatologista chama a atenção para a importância de continuar usando o protetor solar

A folia do carnaval acabou e fica aquela impressão de que o verão também se foi. Mas é aí que pode morar o perigo. Preocupados com a volta às aulas, os pais esquecem que a estação mais quente do ano segue até o dia 21 de março e deixam seus filhos expostos aos danosos raios ultravioleta.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que cerca de 60 mil pessoas morrem todos os anos em função de problemas de saúde provocados por exposição inadequada à luz solar.

Para compreender a importância do uso de protetores solares tanto em adultos como nas crianças, basta lembrar, por exemplo, que o recreio, geralmente realizado em ambientes abertos, acontece por volta das 10 horas da manhã para os estudantes do turno matutino e às 15h30min para os alunos do turno vespertino. Muito é divulgado e a maioria sabe que a exposição ao sol se torna mais danosa à pele, entre as 10h e 16h, ou seja, finalzinho de tarde.

"Quando os raios ultravioleta atingem a pele, uma parte é refletida e outra absorvida. O que é absorvido é responsável por um estresse oxidativo que ocasiona a produção de radicais livres e outras substâncias inflamatórias que podem levar a um dano celular com mutações do DNA e câncer. Além disso, a exposição também reduz a resposta imune do tecido cutâneo de forma localizada ou generalizada, participando da patogênese do fotoenvelhecimento e outras fotodermatoses". É o que explica a dermatologista e especialista em câncer de pele, Dr.ª Fabiana Palma.

Para o uso adequado dos fotoprotetores, a especialista dá algumas dicas: "medidas comportamentais simples contribuem significativamente para a redução do risco dos efeitos dos raios solares: a fotoproteção adequada baseia-se na combinação da proteção física com o uso de roupas adequadas - atualmente, o mercado oferece roupas feitas de tecidos com tecnologia capaz de filtrar até 98% dos raios ultravioleta, chapéus de aba larga, óculos escuros e guarda-sol, somados ao uso de filtros solares tópicos de amplo espectro e redução da exposição prolongada ao sol, independentemente do horário".

Como devemos usar o filtro solar?
Segundo a dermatologista, o filtro solar ideal deve ter proteção de largo espectro, isto é, ele deve proteger a pele contra os raios UVA, UVB e, mais recentemente, a luz visível. Além disso, ele deve ser de fácil aplicação e cosmeticamente aceitável para estimular o uso frequente. "No rótulo devem estar indicados o Fator de Proteção Solar - FPS ou o Fator de Proteção Ultravioleta - FPU (mede o grau de proteção na pele que um produto oferece contra os raios UVB) e o Persistent Pigment Darkening - PPD (mede o grau de proteção na pele que um produto oferece contra os raios UVA, que deve ser no mínimo 1/3 do valor do FPS)", orienta.

Com relação ao uso adequado do protetor solar, Dr.ª Fabiana explica que o produto deve ser aplicado de forma homogenia, 30 minutos antes da exposição solar. Ela ainda chama a atenção para o uso inadequado dos protetores pela maioria da população, "o ideal seria aplicar dois miligramas de filtro para cada centímetro quadrado, entretanto acredita-se que a grande maioria da população usa uma quantidade inadequada do produto com uma camada fina correspondendo de 25% a 50% da quantidade sugerida". A especialista destaca que a reaplicação deve ser feita a cada duas horas, porém em situações de aumento de sudorese, imersão em água e exposição prolongada deve-se reaplicar a cada 40 minutos.

Fonte: Dra. Fabiana Palma CRM 16251-BA

Médica com formação dermatológica pelo Hospital Naval Marcílio Dias (RJ) e em câncer de pele pelo Instituto Nacional do Câncer (RJ). Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Também é Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica do Grupo Brasileiro de Melanoma e da International Dermoscopy Society (IDS).

Nenhum comentário: