quinta-feira, 10 de janeiro de 2013
Verão: é momento de intensificar os cuidados com as cicatrizes!
Pessoas que realizaram cirurgias plásticas devem redobrar os cuidados durante a estação
Pacientes de rinoplastia (cirurgia de nariz), otoplastia (cirurgia nas orelhas), órbito-palpebral (cirurgias nas pálpebras) e demais cirurgias realizadas pouco antes ou durante o verão devem redobrar a atenção para evitar problemas com a cicatrização. Quem chama a atenção para o fato é o cirurgião plástico Victor Pochat.
“Entre os cuidados que as pessoas devem tomar estão evitar o sol, pois o calor em excesso pode aumentar a intensidade e o período de inchaço. Além disso, se equimoses (manchas roxas) estiverem presentes, pode ocorrer um tipo de “tatuagem”, que demora bastante de desaparecer”, esclarece.
Ainda, segundo o cirurgião, as cicatrizes tendem a ficar mais avermelhadas quando irradiadas pelo sol, dando um aspecto indesejado, mesmo após alguns meses de realizada a operação. “Se o paciente evitar a exposição solar excessiva no início da manhã e fim da tarde, pode tomar seu banho de piscina e mar sem problemas após um ou dois meses da cirurgia (principalmente rinoplastia e otoplastia)”. Ele também aconselha: “ainda assim, é importante que se use filtro solar FPS acima de 30 nas cicatrizes e na região operada”.
O Dr. Victor Pochat destaca ainda que massagear a cicatriz e utilizar almofadas de silicone podem auxiliar na prevenção de cicatrizes inestéticas. “A hidratação desde o pós-operatório recente é importantíssima, pois as cicatrizes perderam a capacidade de produzir hidratação (os anexos da derme foram destruídos) como a pele normal e costumam ficar mais ressecadas”, destaca o cirurgião.
Fonte: Victor Pochat / CRM BA 15274
Dr. Victor Pochat é formado pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, membro da Sociedade Americana e Brasileira de Cirurgia Plástica e tem doutorado pela USP. Médico assistente no Serviço de Cirurgia Plástica do HC-UFBA é também responsável pelo grupo de Cirurgia Órbito-Palpebral e Rinologia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário