segunda-feira, 31 de março de 2014

Vida saudável combate o Câncer

8 de abril: Dia Mundial de Combate ao Câncer
Estilo de vida saudável pode prevenir até 40% dos casos de câncer

O câncer é uma doença de idosos ? Alimentação pode prevenir o câncer ? Câncer causa infertilidade ? Quem faz o autoexame todo mês precisa fazer mamografia ? Amamentar reduz o risco de câncer de mama ? A doença é hereditária ? Sexo sem proteção pode causar câncer ? Todas as pessoas em tratamento perdem o cabelo ? Adoçantes podem causar câncer? O câncer de próstata pode provocar impotência? Quem tem pele escura está protegido do câncer de pele ? Terapia de Reposição Hormonal pode desencadear a doença ? Homem pode ter tumores de mama?

Essas e outras perguntas são dúvidas de muitos brasileiros. Graças aos avanços da ciência, que possibilitam o diagnóstico cada vez mais precoce e preciso através dos exames de imagem e um tratamento mais eficiente e menos tóxico, ter um câncer diagnosticado não é mais uma sentença de morte. No entanto, mesmo com todos os avanços nas técnicas de diagnóstico e nos tratamentos, os especialistas são unânimes: a prevenção ainda é o melhor remédio contra a doença.

Os hábitos de vida representam fatores de risco para o desenvolvimento da tumores malignos. “Fazer os exames de rotina e adotar um estilo de vida mais saudável com boa alimentação e atividade física são atitudes fundamentais para a prevenção”, explica a oncologista Gildete Lessa, diretora do NOB (Núcleo de Oncologia da Bahia). “Se diagnosticado precocemente, o câncer possui grande chance de ser curado”, acrescenta a oncologista Clarissa Mathias, também da diretoria do NOB.

Controlar o peso, ter uma alimentação saudável, praticar atividade física regularmente, usar proteção solar, fazer sexo seguro, não fumar nem usar drogas, consumir bebidas alcoólicas com moderação, utilizar a vacina anti-HPV e a vacina para Hepatite são algumas das recomendações dos especialistas para prevenção da doença.

Estimativas

Segundo estimativa do INCA para o ano de 2014, aproximadamente 576 mil casos novos de câncer devem ser registrados no Brasil. Dentre os mais incidentes: câncer de pele do tipo não melanoma (182 mil casos), tumores de próstata (69 mil), mama feminina (57 mil), cólon e reto (33 mil), pulmão (27 mil), estômago (20 mil) e colo do útero (15 mil). A mesma estimativa vale para 2015.

Segundo estimativas mundiais da Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC, do inglês International Agency for Research on Cancer), vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), foram 14,1 milhões de casos novos da doença e um total de 8,2 milhões de mortes por câncer, em todo o mundo, em 2012. Os números fazem parte do projeto Globocan 2012, da Agência Internacional.

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer constitui um grande desafio ao desenvolvimento, comprometendo avanços sociais e econômicos por todo o mundo. Aproximadamente 47% dos casos de câncer e 55% das mortes por câncer ocorrem em regiões menos desenvolvidas do mundo.

Nenhum comentário: