quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Palestra de autoestima para mulheres com câncer de mama

Pacientes com câncer de mama participam de campanha que incentiva a autoestima, no NOB

Com o objetivo de levar informação e promover a autoestima em mulheres que enfrentam o câncer de mama, no próximo dia 17 de setembro, o NOB (Núcleo de Oncologia da Bahia) recebe a Campanha Encontro com a Autoestima, promovida pela AstraZeneca. A ação, que acontece desde 2009, já passou por diversas cidades brasileiras. Até o momento foram 82 ações e 66 instituições já receberam o projeto, com a participação de aproximadamente 2.896 pacientes e cuidadores. Somente no ano passado foram realizadas 25 ações, com a participação de 992 pacientes. A campanha é aberta a pacientes com câncer de mama e seus familiares ou cuidadores, porém as vagas são limitadas. Quem tiver interesse em participar pode entrar em contato através do telefone (71) 4009-7059.

A cada encontro, as convidadas assistem a palestra de uma ex-paciente e têm a oportunidade de trocar experiências e tirar dúvidas. A programação conta ainda com um desfile de moda, em que as mulheres são incentivadas a usar acessórios e posar para um fotógrafo profissional na “Passarela da Vida”. “A descoberta do câncer de mama abala muito as mulheres. O medo e os reflexos do tratamento da doença, como a queda dos cabelos ou a retirada dos seios, mexem com a autoestima. Nosso trabalho é fazer com que elas voltem a se aceitar, a se amar e acreditar na sua imensa capacidade de superação. A produção fotográfica, os acessórios usados na palestra, as dicas de como usar os lenços e a troca de experiências ajudam a mostrar que elas continuam bonitas e, sobretudo, fortes afinal a vida tem o peso que damos a ela”, afirma Elizabete Duarte, psicóloga e responsável pela palestra.

Durante o encontro, as participantes recebem informações em um material exclusivo, voltado para as próprias pacientes, com informações sobre a doença, tratamentos disponíveis, dicas para uma melhor qualidade de vida, autoestima e sexualidade, além de conselhos sobre como lidar com a doença. Ao final do encontro no NOB, haverá uma apresentação da Camerata da OSBA (Orquestra Sinfônica da Bahia). E antes de todas as atividades, um profissional do Núcleo do Movimento, estúdio de Pilates que realiza um trabalho de reabilitação com pacientes oncológicos, vai realizar uma sessão de alongamento com as participantes.

Segundo a oncologista Gildete Lessa, diretora do NOB, “a Campanha Encontro com a Autoestima se alinha com a visão humanizada do Núcleo de Oncologia e com as ações desenvolvidas pelo Bem Viver, grupo de apoio e ajuda mútua formado por pacientes e seus acompanhantes e mantido pela clínica. O grupo promove várias ações com o objetivo de incentivar a autoestima e garantir acolhimento, motivação e suporte psicológico para pacientes e familiares em tratamento de câncer, ajudando na superação da doença e mantendo a qualidade de vida dos pacientes”.

“Nosso foco é trabalhar a humanização, o resgate e manutenção da autoestima, que muitas vezes é difícil de ser restabelecido. Acreditamos que com isso, as mulheres ganham mais confiança para superar as dificuldades. E a melhor maneira que vimos para conseguir isso foi propiciar às pacientes um espaço confortável para compartilhar seus sentimentos e transformar a situação em que vivem, a fim de realmente fazer a diferença na vida dessas pessoas,”afirma Simone Rocha, Gerente de Grupo Oncologia da AstraZeneca.

Ficha técnica – Campanha Esperança & Vida – Encontro com a Autoestima

Local: NOB – Núcleo de Oncologia da Bahia

Endereço: Av. Adhemar de Barros 123, Ondina Salvador - BA

Data: 17/09/12 Horário: Das 14 horas às 17 horas

Palestrante: Elizabete Duarte


Nenhum comentário: