terça-feira, 25 de junho de 2013

Dicas para prevenção do câncer

Médica Oncologista Patrícia Borrione esclarece dúvidas sobre prevenção do câncer


Dieta rica em frutas e fibras, prática regular de exercícios físicos, nãofumar e não ingerir bebidas alcóolicas são recomendações da OrganizaçãoMundial de Saúde para a prevenção de câncer, especialmente o câncer deintestino e câncer de mama. A médica oncologista Dra Patrícia Borrioneexplica que o desenvolvimento do câncer é multifatorial. “Devido àdiversidade de dietas e inúmeros outros fatores ambientais, os estudosepidemiológicos tem grande dificuldade em isolar um fator específico com acausa de determinado tipo de câncer”, comenta.

O câncer é uma doença decorrente do surgimento de uma célula atípica em um dado órgão do organismo humano, imune ao sistema de defesa, que apresenta a capacidade de crescimento e multiplicação desordenada. Todos osindivíduos, desde as crianças aos idosos, homens ou mulheres, independente da raça estão sob o risco de desenvolver câncer. O tumor maligno tem acapacidade de promover metástases, ou seja, disseminar para outros órgãos.

A disseminação do câncer gera o mau funcionamento deste órgão e até detodo o organismo.“A maioria dos tumores, se detectados em estágios iniciais, são passíveisde cura. Alguns tipos de câncer, mesmo em estágio avançado, como o câncerde testículo, o de canal anal e os linfomas, têm grandes chances de cura.E alguns tumores mesmo em estágios precoces, como câncer de pâncreas etumores de alto grau do sistema nervoso central, têm prognósticodesfavorável”, explica Dra Patrícia Borrione.

Muitos dos fatores de riscos ou causas para o desenvolvimento de um câncersão desconhecidos. Na grande maioria dos casos, o desenvolvimento de umcâncer depende da exposição a um ou mais fatores de risco, aliado àpredisposição genética. “Algumas associações são fáceis de entender como é o caso do tabagismo e o câncer de pulmão. Nem todo fumante terá câncer depulmão ou vice e versa. A explicação é a exposição a fatores de risco deforma isolado não é o único evento necessário”, comenta a médica. Apenas10% dos cânceres são hereditários. A médica alerta que até 50% dos cânceres podem ser prevenidos.

O câncer não é uma doença contagiosa e ao contrário do que muitos pensam, as mulheres não são mais propícias a desenvolvê-los. Segundo a DraPatrícia Borrione, “o que ocorre é que alguns tipos de câncer sãoexclusivos das mulheres, como o câncer de colo uterino, trompas, vulvas eovários. Alguns são mais comuns em mulheres, como o câncer de mama, mas 1%dos homens podem desenvolver a doença”.

Os pilares do tratamento oncológico do câncer envolvem a cirurgia, aquimioterapia, a hormonioterapia e a radioterapia. Nem todo câncer temindicação de cirurgia, como é o caso de leucemias e linfomas, ou dequimioterapia ou radioterapia ou hormonioterapia. “A quimioterapiaclássica age em células de divisão rápida, promovendo dano à estrutura doDNA durante a sua duplicação, induzindo, por fim, a morte celular. Agetanto em células saudáveis como cancerígenas. Os efeitos colaterais dequimioterapia como queda do cabelo e da defesa imunológica deve-se a açãonas células saudáveis”, explica a oncologista.

Ainda sobre o tratamento do câncer, a Dra Patrícia Borrione comenta que,nos últimos anos, vem surgindo medicamentos mais direcionados e exclusivospara uma fase específica do ciclo celular com o intuito de minimizar os impactos do tratamento oncológico.

Nenhum comentário: